segunda-feira, 18 de junho de 2012

Truques e Dicas..."EU"...001

Bem outra dica para quem pensar fazer RUNNIG...Corrida.

Eu já pratiquei esta modalidade no tempo do liceu, entretanto entrei na faculdade e depois iniciei actividade laboral e acabei por abandonar esta actividade física (não foi à tantos anos assim :) )...mas agora estou disposta a reiniciar. Por isso já comecei a fazer umas caminhadas (truque)...e outro lado foi comprar uns bons ténnis para esta prática (ver aqui).

Fonte: Sport Zone

Para quem pretende iniciar esta actividade física aconselho o seguinte:

1º - comprar uns (bons) ténnis adquados a esta actividade de preferência um número acima (os meus são iguais ao da imagem);
2º - usar os ténnis algumas vezes antes do inicio da actividade;
3º - traçar um plano de actividade - semanal;
4º - fazer sempre alongamentos antes e no fim da prática da actividade (evitar dores musculares);
5º - iniciar sempre com uma caminhada entre 10 a 15 minutos e intervalar com corrida de alguns minutos...até atingir o nível pretendido, p.e.: 5km (nota: ao fim de algum tempo de treino);

Eu vou começar a praticar esta modalidade no final do dia...pois eu tenho uma relação muito afectiva demanha com a minha caminha :)

E vocês praticam alguma actividade física? Qual? E quantas vezes por semana? Praticam de manhã ou final do dia?

12 comentários:

  1. Olá Elisabete!
    Antes de mais obrigada pelo teu comentário no meu cantinho. Também já te estou a seguir!

    Eu vou ao ginásio 4 a 5 vezes por semana. faço à hora do almoço, porque com um filho com 2.5 anos não é facil fazer noutra hora... ainda assim fazemos em conjunto, quando o tempo permite, uma bela de uma caminhada á noitinha depois de jantar com duração nunca inferior a 45 minutos. :)

    :)**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso à hora de almoço era um pouco dificil, pois tenho 1h30min...entre viagens ida e volta perdia 30min...só resta 1h entre equipar exercicio e tomar banho arranjar fazia no máximo 35min. e não teria tempo para almoçar.
      E como não tenho filhos ainda ainda posso dar a esse luxo de ser ao final do dia :)

      Eliminar
  2. Eu se correr morro de asma, não me parece que o faça por desporto, mas faz bem a saude.
    bj

    Miga tira a verificação de palavras se faz favor é chato isso.

    ResponderEliminar
  3. Faz caminhadas :) suaves...

    Pois até tirava se descobrisse onde isso está :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Olá

    Comecei a fazer running há uns meses, deixei de fumar em Março e começei logo a seguir. Não é fácil começar porque quando não se tem companhia nem motivação, é para esquecer. É preciso muita força de vontade, autodisciplina e pelo menos 1 a 2 x por semana.
    ~Relativamente aos ténis, como não podia gastar muito nuns ténis normais ditos bons, vulgo de marca, comprei uns de uma marca espanhola na Decathlon, custaram 29€ e são óptimos! A roupak o mais barato possivel.
    Entretanto já me deixei disso, quando tenho paciência salto à corda em casa, mas as dores da coluna (muito tempo sentada, má postura so longo de muitos anos deram nisto) que muitas das vezes são insuportáveis, estão a atirar-me para a hidroginástica aconselhada por médicos há mais de 5 anos e ando a adiar, apesar de ter psicina perto da minha área de residÊncia, os preços andam à volta dos 30/40€/mês, fora o material que é necessário comprar. Mas tenho de conseguir fazer esse esforço financeiro e arranjar um pouquinho de tempo para isso a ver se estas dores aliviam. De resto, desde que começei a fazer exercicio (note-se que desde a escola que não fazia e ja lá vão muitos anos) sinto-me muito melhor, o objectivo não era emagrecer, mas sentir-me bem, o humor altera-se imediatamente, ficas mais bem disposta, e na saúde notas mais energia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que se morassemos próximas iriamos as duas :)
      Mas não desistas...não há nada como a nossa saúde...e olha que sei do que falo...por isso é tudo ou nada :)

      Eliminar
  5. Bem... Que saudades do tempo em que também corria... Já há quase 2 anos que me deixei de tudo o que fazia (corrida às 7h todas as manhãs, natação às 21h 2xsemana e 15km de bicicleta ao fim de semana)... Falta de tempo desde que me tornei "lisboeta"... E o maridão, que é asmático, também fazia tudo isto comigo, sabia tão bem! Andávamos mais animados, a adrenalina também contribui para a boa disposição, e o óbvio: fazía-nos bem à saúde!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que falta é motivação...eu sei não é fácil...mas bora lá...toca a fazer sacrificio...nem que seja caminhadas...ai maridão não tem desculpa ;)

      Eliminar
  6. Olá Elisabete! Antes de mais, parabéns ela motivação para (re)começares a correr! É sempre bom praticar uma actividade física com regularidade, independentemente de qual seja.
    Segundo, gostei muito dos teus ténis, sou fã da asics. ;)

    Agora em relação às tuas perguntas, falei da minha história com a corrida (e exercício físico em geral) aqui: http://vaicorrerlonge.blogspot.pt/2012/03/minha-vida-correr.html (prepara-te, é uma leitura extensa! lol) mas, resumidamente, comecei a correr "mais à séria" em Outubro/Novembro do ano passado, porque queria correr uma S. Silvestre no final do ano (10km). A partir dessa prova ganhei o gosto e continuei. A evolução acontece naturalmente,embora nem sempre seja fácil (há dias em que parece que estou a começar de novo, tal a dificuldade que tenho. É natural e acontece com todos, embora nem sempre reaja bem a isso! :) )

    Corro 3 vezes por semana. 2 x durante a semana ao final da tarde e 1 x ao fim-de-semana de manhã (corrida mais longa). Se pudesse corria sempre de manhã cedo, porque gosto mais, mas custa-me muito levantar mais cedo durante a semana para correr antes do trabalho, embora já o tenha feito.

    Pronto e é basicamente isto! Desculpa o testamento, mas quando falo de corrida não me calo lol

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário...vou já ler o post que referiste...um à parte (é segredo, por isso não digas a ninguém)...foi ao ler um pouco o teu blog que esta chama reacendeu novamente por desporto...mas vou começar de vagar...para não desistir :)

      Brijinhos

      Eliminar